Portugal 2020 / POCH – Capital Humano
Objetivos Específicos do PO CH
Promover o aumento da qualificação da população, ajustada às necessidades do mercado de trabalho e em convergência com os padrões europeus, garantindo a melhoria do nível de qualidade nas qualificações adquiridas, melhorando o sucesso escolar, reduzindo o abandono, promovendo a igualdade, a coesão social e o desenvolvimento pessoal e da cidadania, a par do reforço da competitividade económica do país.
O Programa é composto por cinco eixos:
- Eixo 1 - Promoção do sucesso educativo, do combate ao abandono escolar e reforço da qualificação dos jovens para a empregabilidade;
- Eixo 2 – Reforço do ensino superior e da formação avançada;
- Eixo 3 - Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade;
- Eixo 4 – Qualificação e inovação do sistema de educação e formação;
- Eixo 5 – Assistência técnica;
Prioridades de Investimento / Região Norte
PI 10.1 – Redução/prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino de boa qualidade.
Principais Ações
- - Cursos de nível básico (vocacionais, artístico, CEF);
- - Ação social escolar (manuais);
- - Qualificação da intervenção precoce na infância e na educação especial;
- - Formação contínua de professores, gestores escolares, formadores e outros agentes de formação;
- - Autonomia das escolas;
- - SPO’s;
- - Intervenções inovadoras (multiregionais);
- - Ações de inovação social e cooperação transnacional;
- - Intervenções locais para a melhoria do sucesso educativo e a redução do abandono escolar (e.g. TEIP, PIEF, PMSE, Planos Inovadores);
- - Informação, monitorização e avaliação de dispositivos de prevenção do abandono e promoção do sucesso educacional;
- - Apoio às necessidades educativas especiais;
- - Ação social escolar (alimentação dos alunos).
- -PI 10.2 – Melhoria da qualidade, da eficiência do ensino superior e equivalente e do acesso ao mesmo, a fim de aumentar os níveis de participação e de habilitações, particularmente para grupos desfavorecidos.
Principais Ações
- - Apoios sociais no ensino superior
- - Cursos técnicos superiores profissionais (TeSP);
- - Programas de doutoramento e bolsas de pós-doutoramento;
- - Formação de docentes do ensino superior;
- - Programa + Superior
- TeSP, em parceria com associações empresariais, alinhados c/ as prioridades RIS3;
- Programas de doutoramento e bolsas de pós-doutoramento em articulação c/ as prioridades da RIS3;
- - PI 10.3 – Melhoria da igualdade de acesso à aprendizagem ao longo da vida, atualização do conhecimento, das aptidões e das competências dos trabalhadores e promoção de percursos de aprendizagem flexíveis, inclusive através da orientação profissional e da validação das competências adquiridas.
- - Cursos de Aprendizagem
- - Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA)
- - Ensino Recorrente
- - CQEP e processos de RVCC
- - PI 10.4 – Melhoria da pertinência do ensino e da formação ministrados para o mercado de trabalho, facilitando a transição da educação para o trabalho e reforço dos sistemas de ensino e formação profissionais e da sua qualidade, inclusive através de mecanismos de antecipação de competências, adaptação dos currículos e criação e desenvolvimento de sistemas de ensino baseados no trabalho, nomeadamente sistemas de ensino dual e de aprendizagem.
- - Cursos Profissionais
- - Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
- - Intervenções específicas e inovadoras p/ melhoria da qualidade e da eficiência do sistema de educação e formação (e.g. levantamento de necessidades de formação, elaboração e divulgação de informação sobre a oferta formativa, monitorização e avaliação de medidas, apoio a Pactos Territoriais).
- - PI 10.5 – Desenvolvimento das infraestruturas do ensino e da formação
- - Intervenções na rede da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico (racionalização)
- - Requalificação de estabelecimentos do ensino básico e secundário;
- - Aquisição de equipamentos para o ensino superior;
- - Modernização de infraestruturas de formação;
Principais Ações
Principais Ações
Principais Ações
Tipo de beneficiários:
Em geral:
Pessoas coletivas de direito público da administração central e local, incluindo Institutos Públicos;
Pessoas coletivas de direito privado com ou sem fins lucrativos.